Visitantes

 

Dicas de Revisão Textual



Faça-nos uma visita sem compromisso!
Agende agora sua AULA BÔNUS em 8416 3700





Dica sobre Senão ou Se não                            


Use “se não” (união da conjunção se + advérbio não) quando puder trocar por “caso não”, “quando não” ou quando a conjunção “se” for integrante e estiver introduzindo uma oração objetiva direta. Exemplo: Perguntei a ela se não queria dormir em minha casa.
Use “senão” quando puder substituir por “do contrário”, “de outro modo”, “caso contrário”, “porém”, “a não ser”, “mas sim”, “mas também”.
Confira o resultado:
1. Se não fosse o homem, não teríamos tanta poluição.
2. Você precisa ter consciência ambiental, senão estaremos condenados.
3. Não foi a natureza se não der tudo certo.
4. Se as indústrias mudarem o futuro será bom, senão não haverá muito futuro.
5. Não nos resta outra coisa senão
mudar nossos hábitos e lutar por uma vida sustentável.

Você tem dificuldades? 
Não se desespere!
Se você precisar revisar um texto técnico, monografia, ou mesmo reformulá-lo, precisa de Aulas de Gramática ou Redação acesse nossos cursos ou entre em contato conosco pelo e-mail institutodefinitivo@gmail.com.


Dica sobre Tempos Verbais - Subjuntivo     
Observe a análise e amplie seu conhecimento.



Para que eles cheguem a idade madura em forma, precisam de muita disciplina e ginástica. Esperamos que eles se apresentem sempre sem rugas ou outras marcas do tempo. É provável que partam para a cirurgia plástica para se adaptarem a algum papel, ou mesmo ao gosto dos fãs, apesar de nunca admitirem. Os pobres mortais, como nós, imaginam que eles são invulneráveis ao tempo, mas o tempo é implacável com todos.  

Os astros viveriam eternamente por meio de suas obras, porém fora da tela os mundos atravessam o tempo. Quando você for ao cinema, vai ficar impressionado com a jovialidade deles. Aquele que vencer a ação do tempo vai ganhar mais papéis e mais notoriedade. Se você notá-los sem maquiagem e efeitos especiais, verá que tudo não passou da mágica do cinema.



·  O modo subjuntivo e seus tempos


O presente do subjuntivo é geralmente utilizado quando desejamos expressar desejos, possibilidades, suposições, cuja concretização pode depender da realização de um outro processo. Desse modo, no exemplo: 

Para que eles cheguem a idade madura em forma

Para que eu chegue lá a tempo, preciso pegar o metrô antes das seis.

A concretização de uma possibilidade (chegar a tempo) está condicionada a um outro processo (pegar o metrô antes das seis). 

Ou ainda: 
Esperamos que eles se apresentem sempre sem rugas ou outras marcas do tempo. 

Espero que eles gostem de frutas vermelhas. (desejo) 

É provável que partam para a cirurgia plástica

É provável que ele parta antes do anoitecer. (possibilidade) 

Os pobres mortais, como nós, imaginam que eles são
invulneráveis ao tempo


Os pobres mortais, como nós, imaginam que eles sejam invulneráveis ao tempo.

Imagino que ela viaje sozinha. (suposição) 

·  O futuro do subjuntivo expressa a possibilidade de realização dos eventos aos quais nos referimos, ainda não concretizados no momento em que falamos ou escrevemos: 


Quando você for ao cinema, vai ficar impressionado com a jovialidade deles.

Quando você for ao Museu da Língua Portuguesa, ficará (vai ficar) impressionado.


Aquele que vencer a ação do tempo vai ganhar mais papéis e mais notoriedade.

Aquele que vencer o concurso ganhará (vai ganhar) uma viagem para Buenos Aires.

Antecedido pelo elemento "se" e associado ao futuro do presente do indicativo, exprime que há uma condição para que os eventos sejam concretizados: 

Se você notá-los sem maquiagem e efeitos especiais,

Se você seguir estes conselhos, terá (vai ter) uma agradável surpresa.



Você tem dificuldades? 
Não se desespere!
Se você precisar revisar um texto ou mesmo reformulá-lo, precisa de Aulas de Gramática ou Redação acesse nossos cursos ou entre em contato conosco pelo e-mail institutodefinitivo@gmail.com.

Caso queira serviços de Revisão Textual clique aqui e solicite um orçamento! Se deseja um Curso de Gramática ou Curso de Redação, clique nos links.
Bom estudo!


Dica sobre Crase                                            


Veja se você acertou:

"Assisti àquela peça teatral."
- correto com crase.
Quando houver a preposição a antes dos pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo, há que se colocar o acento grave indicativo da crase sobre o a dos pronomes demonstrativos. Por exemplo:"Não mais obedecerei àquele sujeito"; "Assisti àquela peça teatral"; "Não me referi àquilo que você disse".

"Ele se referiu a sua apresentação."
"Ele se referiu à sua apresentação."
- correto com ou sem crase.

Diante de pronomes possessivos femininos [minha(s), tua(s), sua(s), nossa(s), vossa(s)],é facultativo o uso do artigo, então, quando houver a preposição a, será facultativa a ocorrência de crase. Por exemplo:"Referi-me a sua professora" ou "Referi-me à sua professora"; "Referi-me a suas professoras" ou "Referi-me às suas professoras". 

 "A peça à qual assisti foi ótima"
- correto com crase.
Diante dos pronomes relativos a qual, as quais, quando o verbo da oração subordinada adjetiva exigir a preposição a, ocorre crase. Por exemplo:"A cena à qual assisti foi chocante" (quem assiste, assiste a algo).


Não se desespere! Se você precisar revisar um texto ou mesmo reformulá-lo e tem dificuldades, entre em contato conosco pelo e-mail institutodefinitivo@gmail.com.
Caso queira serviços de Revisão Textual clique aqui e solicite um orçamento!
Bom estudo!